27 março 2023

10 DICAS FANTÁSTICAS PARA O CULTIVO DE LINDAS ORQUÍDEAS


Se você nunca teve sucesso com o cultivo de orquídeas, e muitos de nós lutamos, não se desespere! Com um pouco de conhecimento, as orquídeas são surpreendentemente fáceis de cuidar. Aqui está o nosso guia sobre o que fazer, e o que não fazer para o cultivo bem-sucedido de orquídeas das suas orquídeas!




1. Não regue demais as orquídeas ou deixe sua planta de orquídea parada na água por qualquer período de tempo. As orquídeas são plantas epífitas, o que significa que crescem no ar, agarradas a árvores e galhos. Raízes cobertas de água podem sufocar, matando o sistema radicular. Dito isto, uma orquídea gosta de ficar encharcada, mas depois de beber até ficar saciada, esvazie o pote em que ela está, retirando todo o excesso de água, o ideal é que regue ela quando estiver em seu vaso de furinhos no fundo.



2. Orquídeas aquáticas por baixo! Se regado por cima, é provável que você deixe água acumulada na copa da planta, o que pode causar apodrecimento bacteriano ou fúngico dos tecidos da planta. Uma vez que a coroa apodreça, sua orquídea não será capaz de produzir mais folhas do topo e estará praticamente morta. Se você não puder evitar que a umidade caia na orquídea, limpe-a com uma toalha de papel. Na natureza, as orquídeas não crescem na vertical, mas de lado, presas a uma árvore ou rocha, de modo que a água simplesmente escorra.




3.Certifique-se de usar água morna para regar suas orquídeas. Estas são plantas tropicais e não estão acostumadas com temperaturas geladas.


4. Não misture as flores da orquídea. Alguns guias sugerem que a nebulização é uma boa ideia e, embora as folhas de algumas orquídeas possam se beneficiar um pouco disso, as flores são mais frágeis e as gotas de água podem causar manchas de mofo ou manchas em suas preciosas flores.

5. Use misturas especiais de orquídeas para envasar e reenvasar suas orquídeas. Eles não gostam de solo regular ou outros meios que podem ficar compactados e as raízes logo sufocarão se usá-los. Se você não conseguir obter uma mistura de vasos de orquídeas, use lascas de casca simples que permitem a circulação de ar. Certifique-se de repotá-los a cada 2-3 anos antes que eles também comecem a se degradar e se tornem compactados. Se você tiver algumas raízes mortas, corte-as antes de repotá-las.





6. Não separe os bulbos da orquídea, principalmente se a sua orquídea não estiver nas melhores condições. Essas lâmpadas são a fonte de energia das plantas. Quanto mais pseudobulbos conectados uma orquídea tiver, mais energia ela terá para crescer mais rápido e mais forte, por isso nunca separe pseudobulbos individuais.



7. Mantenha suas orquídeas na sombra manchada, em vez de luz solar intensa. A luz solar direta pode queimar as folhas muito rapidamente e, embora alguns possam lidar com isso, a maioria não consegue. Uma orquídea pode perder rapidamente todas as suas folhas devido a queimaduras solares, o que a torna incapaz de se alimentar. Portanto, exagere no cuidado e coloque as orquídeas em sombras claras para evitar danos.


8. Ao contrário da crença popular, você não deve negligenciar totalmente as orquídeas! Se você os verificar regularmente, detectará problemas como queimaduras de raízes, queimaduras de folhas, podridão de raízes ou até mesmo pragas antes que elas se instalem. A detecção nos estágios iniciais pode ajudar você a salvar sua planta.




9. Fertilize com os produtos certos. As orquídeas precisam de algum alimento adicional de vez em quando, mas os fertilizantes multiuso padrão podem queimar as raízes em vez de nutrir sua planta. Use comida especial para orquídeas em quantidades muito pequenas, aumentando assim que você ver como sua orquídea responde.

E por fim, 10. Não corte raízes aéreas de orquídeas. Mesmo que as raízes estejam apenas crescendo no ar, isso é normal – as raízes das orquídeas raramente ficam no vaso! Em muitos casos, eles podem ser importantes para a orquídea. Se as raízes contidas no meio de envasamento morrerem, a orquídea ainda pode sobreviver absorvendo a umidade do ambiente por meio de suas raízes aéreas. Além disso, ao cortar uma raiz, você cria uma ferida aberta através da qual todos os tipos de bactérias podem entrar na planta.



As orquídeas são o presente perfeito para se destacar em qualquer casa, e uma ótima opção para presentear no Dia das Mães. Afinal, qual a mãe que não gosta de plantas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário